O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado, atende a todas as necessidades de nutriente que o bebê precisa.
Assim que nasce a mãe produz o colostro, também chamado de primeira fase do leite, ocorre do período pós-parto até o terceiro dia do nascimento. Na segunda, de transição, o leite sofre mudanças graduais até a terceira fase que é a do leite maduro, que ocorre a partir do 25º dia de pós-parto.
A constituição do leite ao longo da mamada também se divide em etapas. Nos primeiros minutos, ele parece mais aguado e contém fatores de proteção importantes para o sistema imunológico. A fração do meio é rica em proteínas e minerais como cálcio e fósforo. Já no final da mamada, o líquido é mais espesso e rico em gorduras. Daí a importância de o bebê sugar até esvaziar a mama.
A ejeção do leite é liberada pelos seguintes estímulos: estimulação mamilar, choro, cheiro ou lembrança do bebê. E pode ser inibida por estresse, ansiedade, dor e falta de confiança.
Além disso o leite materno colabora para a formação do sistema imunológico da criança, pois possuem anticorpos e imunoglobulinas que previnem alergias, problemas cardiovasculares, obesidade.
❤️Amamentar isso, é vínculo, é carinho, é nutrição, é amor! ❤
Repost: @vidadepediatra

Nenhum comentário:
Postar um comentário