segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Visita em Casa: prós e contras


A visita em casa pode ter vantagens, sim.

Ambiente familiar: Você tem a opção de se retirar caso o local da visita fique muito barulhento ou se estiver muito cansada. Em geral, as mães tem a companhia do marido ou de outras pessoas. Assim, se a visita se prolongar ou ficar ruim para mãe e bebê, basta deixar todo mundo na sala e ir para o quarto – é preciso cara-de-pau, mas todo mundo (sensato) entende.

Mais recuperada: Em geral, em casa, a mulher já está mais recuperada fisicamente, ou seja, mais disposta a conversar e receber pessoas.

Já estamos nos entendendo: Além disso, a mãe e o bebê já estão se entendendo melhor. O vínculo já está mais forte alguns dias após o nascimento.

Dizer NÃO: Salvo se você tiver familiares e amigos muito sem noção, é mais fácil dizer não às visitas em casa. A maternidade é território livre. Já em casa, é muito difícil alguém aparecer sem avisar. Se você não estiver em um bom momento, é só dizer “não” quando a pessoa ligar para falar que vai te visitar.

Mas, para mim, ainda há mais desvantagens.

É tempo de criar rotina: A chegada em casa é o momento de mãe e bebê descobrirem a melhor rotina para si. Onde dormir, como amamentar etc. Esses primeiros dias ainda podem ser muito intensos e complicados em casa para ficar recebendo gente.

Não tem hora nem cerimônia: Às vezes, pode ser muito difícil fazer a visita ir embora quando estamos em casa. Elas tendem a ficar mais tempo e muitas delas esperam tomar um café com você!

Limpeza e organização: Eu não consigo receber gente em casa sem antes organizar e limpar. Esse é um tipo de preocupação que eu prefiro não ter nos primeiros dias com o bebê. Além disso, quando as visitas vão embora, geralmente, fica a necessidade limpar novamente.




Repost: @maternidadesimples

Nenhum comentário:

Postar um comentário